top of page

RECubito

arquitetura - fabricação digital - reciclagem

Projeto e construção de um protótipo de habitação modular, híbrida e desmontável com estrutura em compensado naval e vedações em chapas de plástico reciclado da iniciativa Precious Plastic desenvolvido com estudantes e monitores da disciplina Tópicos Avançados em Arquitetura e Urbanismo do PPGDU-MDU/UFPE. A inicitiva investiga soluções para construções rápidas e desmontáveis para condições diversas como habitação em situações de desastres ambientais, habitações de interesse social, pavilhões para atividades temporárias e demais possibilidades de uso. A proposta surgiu a partir do CUBITO, nosso primeiro protótipo de habitação construído em 2018 seguindo os mesmos propósitos, mas com uma abordagem de execução e materiais diferentes. O RECubito foi desenhado a partir de técnicas de design e prototipagem digital e marcenaria avançada, cortes na CNC do Grea3D e finalização com equipamentos de carpintaria tradicional. O workshop para sua construção ofereceu uma série de experiências de construção que incluíram design digital, fabricação digital, marcenaria e a produção das placas a partir de plástico reciclado. O workshop contou com o apoio financeiro da FACEPE, do PROAP/CAPES/PPGDU, e do Edital de Práticas Inovadoras da PROPESQi e PROGRAD/UFPE.

.

Recife, 24 de outubro de 2023

RECubito - 03.jpg
IMG_7947.JPG

OCUPAÇÃO
LEONARDO CISNEIROS

arquitetura - paisagem - marcenaria

De 24 a 26/03, o Ateliervivo e a Conexão Recife-Antuérpia promoveram o Workshop Internacional em Design-Build na Ocupação Leo Cisneiros com o objetivo de intervir no espaço de uso coletivo da comunidade.

O Workshop fez parte do programa de intercâmbio entre os Departamentos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco ICAMTECH e Universidade da Antuérpia (Bélgica).

Recife, abril de 2023

07.jpg
IMG_7947.JPG

PAVILHÃO EXPERIMENTAL EM BAMBU

Projeto e construção de uma escultura torcida (24,0 x 4m) fabricada em bambu. Orientado pelo Ateliervivo (Michael Phillips) com artista Shaun Banner, professores e alunos da Curtin University, Austrália Ocidental.

PAVILHÃO 2K

arquitetura - serralharia - marcenaria

Projeto e construção de um pavilhão modular (2.40 x 2.40 m) com estrutura mista em aço e madeira. A proposta investiga soluções para espaços cobertos com baixo custo de construção e configuração de materiais e execução simples e acessíveis que incentivem a ocupação e uso ativo dos espaços públicos no Recife. Com o desafio de construção com orçamento de dois mil reais, o Pavilhão 2K busca atingir uma relação equilibrada entre design eficiente e replicabilidade por auto construtores. O workshop para sua construção ofereceu uma série de experiências de construção que incluíram solda, serralharia, marcenaria e pintura, o workshop explorou a técnica japonesa de impermeabilização de madeiras conhecida por Shou-Sugi Ban, que estende o tempo de vida útil da madeira conferindo resistência à pragas e incêndio.

Recife, julho de 2019

61 IMG-20190723-WA0014.jpg
cubito_06_edited.jpg

CUBITO©

arquitetura - serralharia - marcenaria

O Cubito© é um protótipo cúbico experimental de arquitetura modular, híbrida e desmontável com 2.5 m de lado. Uma de suas maiores premissas é a flexibilidade pois, sendo modular, o Cubito© pode ser acoplado e arranjado em mais de um módulo a partir das necessidades do cliente. O projeto oferece flexibilidade social, uma vez que é pensado para suprir demandas de espaço de qualidade tanto para clientes que normalmente não acessariam o serviço de arquitetos, bem como para clientes que podem acessar estes serviços. Inicialmente pensado em madeira, o módulo básico de 2.5m x 2.5m x 2.5m é aparafusado e pode ser desenvolvido em diferentes tipos de material para a estrutura, fechamentos, piso e coberta. O sistema construtivo pré-fabricado com montagem por encaixe e aparafusamento permite o desenvolvimento de uma obra limpa, rápida e que pode ser facilmente reproduzida em quantidade. O pouco peso e os painéis de fechamento gerando rasgos e peitoris ventilados, permitem constante troca de ar garantindo uma performance ambiental de alta qualidade.

Recife, julho de 2018

Link matéria no Archdaily

MURAL STUDIO
PAUS DOS FERROS

arte - paisagem

As ações do Mural Studio reforçam o potencial das pinturas murais como uma ferramenta de engajamento das pessoas na valorização dos espaços públicos de maneira rápida e lúdica, ao mesmo tempo que criam oportunidades para os participantes desenvolverem habilidades artísticas mesmo sem terem experiências prévias. O Mural Studio em Paus dos Ferros foi frupo uma parceria entre o Ateliervivo, O Norte - Oficina de Criação e o Laboratório do Espaço e Criatividade na Arquitetura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Paus dos Ferros, novembro de 2019

IMG_8981.JPG
ATELIERVIVO - BIENAL SP 2017 (4).jpeg

XI BIENAL ARQUITETURA SP

arquitetura

O Ateliervivo participa de sua primeira Bienal Internacional de Arquitetura. Desta vez é com o projeto do Workshop Internacional de design-build na comunidade de Santo Amaro introduzindo estudantes à prática do desenho responsável a partir da experiência construtiva.

São Paulo, outubro de 2017

PRAÇA DA PAZ

arquitetura - urbanismo

O Ateliervivo produziu e coordenou o Workshop Internacional de Design-Build na comunidade de Santo Amaro, Recife. Foram 10 dias de atividades em uma ação de que transformou um espaço residual em uma praça para as crianças da comunidade, a “Praça da Paz”. A ação foi realizada em colaboração com o Departamento de Arquitetura da Unicap.

Recife, julho de 2017
 

Workshop Internacional de Design-Build_
WIPU 6H.jpg

W.I.P.U.

arquitetura

Proposta colaborativa em design-build do AtelierVivo e parceiros para a transformação de barracão de obras em área de estar e contemplação do Rio Capibaribe dentro do WIPU - Workshop Internacional de Prototipagem Urbana. Evento promovido pelo INCITI/UFPE em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau dentro das ações de Ativação Urbana do projeto Parque Capibaribe.

Recife, outubro de 2016

WILD WEEKENDS

Design - Serralharia - Marcenaria

Wild weekends são pequenos workshops de fins de semana pensados para promover treinamento interno e ao mesmo desenvolver pequenos processos de experimentação e prototipagem com o público interessado. Estudamos o uso de materiais, aprimoramos técnicas de solda, marcenaria e pintura e exploramos processos criativos mais livres e demandas.

2017 OFICINA SOLDA (8).jpg

CASA DO CACHORRO PRETO

Design - Serralharia - Marcenaria

Projeto de colaboração para prototipagem de mobiliário com a galeria de arte A Casa do Cachorro Preto no lançamento da exposição do trabalho do arquiteto e artista gráfico Lula Marcondes. Foram dois fins de semana com diversos pequenos projetos envolvendo trabalho com serralharia, marcenaria e pintura.


Olinda, setembro de 2015

DESENHO-CONSTRUÇÃO JARDIM BRASIL

arquitetura - urbanismo

Série de workshops de design-build no bairro de Jardim Brasil, Olinda, envolvendo experiências com mobilirios urbanos, paisagismo, jardinagem, pintura de murais e engajamento da comunidade. Foram várias atividades aos fins de semana entre 2018 e 2019 envolvendo estudantes, moradores locais, facilitadores convidades e crianças da comunidade.

 

Olinda, 2018-2019

DESENHO-CONSTRUÇÃO
ALTO DA SÉ

Design - Marcenaria - Concretagem - Mural Studio

Ação urbana de Desenho-Construção no Alto da Sé, sítio histórico de Olinda, introduzindo estudantes à prática do desenho responsável a partir da experiência construtiva.


Olinda, julho de 2015

bottom of page