
Praça da Paz
Intervenção em espaço público ocioso em Santo Amaro, Recife, para construção de um espaço de lazer e contemplação para crianças
Um raro trecho de área livre em meio às densas comunidades de Ilha de Santa Terezinha e Vila dos Casados, em Santo Amaro - Recife, foi mantido desocupado por alguns anos com o plantio de árvores e concretando o piso para evitar que fosse ocupado indevidamente.
O Ateliervivo foi convidado para organizar um workshop de design-build para ajudar a comunidade a buscar uma forma de ocupar a área em benefício dos moradores. Os líderes comunitários guiaram o processo de masterplan com a clareza dos desafios e necessidades da comunidade, ponderando que tipo de uso e intervenção poderia ser acolhido ou não pelas pessoas.
Houve um consenso entre todos de que um playground para as crianças era necessário na comunidade e que seria uma solução que beneficiaria não só as crianças mas também as relações entre os grupos de moradores. A nova ocupação do espaço solucionaria diversos desafios ao mesmo tempo que resolveria questões práticas do dia-a-dia na comunidade.
O playground foi pensado com robustez e resistência para uso contínuo, garantindo longevidade da intervenção. Foram executados um mural, pintura da fachada das casas do entorno, uma gangorra, pirâmide de escalada, uma prancha-balanço, bancos de concreto um jardim com material descartado doado pela comunidade.
Na expectativa de ver sucesso no resultado, a comunidade de engajou na intervenção trabalhando ao lado dos estudantes e apoiando ação com um espaço para montar a oficina de marcenaria e serralharia no Clube das Mães da Vila dos Casados, além de ajudando com materiais e ferramentas que apoiassem a execução do projeto.
Foram dez dias de intervenção vivenciados intensamente com estudantes e moradores locais. O projeto teve o apoio da UNICAP, ARIES e FaLab Recife e a participação de Frazer Macfarlane, Racheal Carter e Ítalo Vidal (Planteuma) na facilitação da intervenção.
Imagens do projeto


























